google-site-verification: googleb110ad77dcb2d5f3.html Perigos do formol. Fique atenta! | Cinthya Rakeel

Perigos do formol. Fique atenta!


 Você passa por isso quando vai fazer um tratamento capilar?

Com o surgimento da escova progressiva e definitiva, que promete mais praticidade para a mulher moderna, o sonho das mulheres de ter seu cabelo liso se tornou realidade. Porém, esse produto milagroso se tornou o vilão que acarreta vários prejuízos para a saúde da mulher.Tá, eu sei que hoje quase não se ouvi falar nesse tipo de escova, mas ainda existem vários salões que ainda usam e meninas que caem nessa! Para que você possa ter noção dos riscos que uma pessoa corre ao se submeter a este processo, vou mostrar-lhe algumas fotos, notícias reais e os estragos ocasionados após a aplicação.

Alguns pontos que devem ser levados em consideração:
  • Escova Progressiva é um método de alisamento capilar, atual modismo, como foram a Escova Francesa, o Alisamento Japonês, a Escova Definitiva e etc. Os métodos mudam de nome, mas significam a mesma coisa: alisamento de cabelo. Os métodos não são registrados na Anvisa.
  • O uso de formol em alisantes capilares é proibido pela Anvisa, por ser prejudicial à saúde. O produto pode causar alergias, irritação aos olhos, vermelhidão, lacrimação e dermatites.  
  • A Anvisa tem recebido inúmeras denúncias de casos ocorridos pelo uso indevido de alisantes, que causam sérios danos à saúde, como queimaduras no couro cabeludo, queda parcial ou total dos cabelos, lesões na córnea, problemas no trato respiratório e até morte por choque anafilático.
  • Salões de beleza e cabeleireiros inescrupulosos estão utilizando produtos irregulares, adulterados, acrescentando formol aos produtos prontos para o uso. Esta “manipulação” é inadequada e irregular.
Já ouvi depoimentos de garotas que já fizeram escova ou alisantes com formol. Elas dizem que o cabeleireiro faz uma mistura de produtos em um local longe de sua visão e já chegam com a "mistureba" pronta para aplicar no  cabelo. Que produto ele usou? Só Deus sabe!




O formol é cancerígeno!  De acordo com o técnico da Anvisa Marcelo Sidi, que presidiu a palestra na feira Hair Brasil, no ano de 2007 em São Paulo, o formol, nas concentrações permitidas, não age como um alisante de cabelos. O permitido é 0,2%.

Em março de 2007, uma mulher morreu após fazer escova progressiva em Goiás. Três dias após aplicar o produto durante a técnica de alisamento, a dona de casa Maria Eni da Silva, de 33 anos, teve uma reação alérgica e uma intoxicação causou sua morte.
O uso do formol em cosméticos é nocivo ao organismo. "O formol é um agente irritante da pele e sua utilização pode causar, a médio e longo prazo, câncer de pele e pulmão", disse. Se o gás for inalado, causa tosse, dor de garganta, tontura, irritação no nariz, não só no cliente, mas também no profissional.
Existem no mercado produtos que, sem utilizar formol, garantem o liso prolongado aos cabelos. É o caso do tioglicolato de amônia. "Deixa o cabelo definitivamente liso", explicou a técnica do departamento de alisamento e tratamento da marca Tânagra, Márcia Esther Gomes de Oliveira. 

O presidente da Sociedade Brasileira para Estudo do Cabelo, Valcinir Bedin responde sobre as principais dúvidas sobre o uso da escola progressiva:
Qualquer mulher pode fazer escova progressiva ?
As restrições são as de sempre. Menores de 12 anos de idade não devem fazer de jeito nenhum, porque essas meninas ainda não têm a produção de hormônios que influenciam o cabelo. Se fizer antes dessa idade pode ter um prejuízo definitivo.
A partir daí, pode-se fazer, sempre observando os cuidados para os casos que tenham restrição, do tipo doença do couro cabeludo ou alergia aos componentes, o que é mais sério ainda.
As idosas podem fazer também, sem limites, mas o melhor é que as mulheres gostassem do cabelo que têm.
Como a mulher percebe que o alisamento não deu certo?
As reações imediatas de alergia são irritação nos olhos, secura no nariz e na boca e ardor ou inchaço na cabeça. Se tiver essas reações, a pessoa deve procurar ajuda médica. A longo prazo, não há problemas.
O cabelo pode ficar mais frágil. E é importante que a pessoa saiba qual produto causou a reação alérgica, para evitá-lo.
A longo prazo a escova progressiva pode trazer danos à mulher, mesmo que tenha sido feita de forma correta?
Não há evidências desse fato. O cabelo pode ficar mais frágil, quebradiço, porque a escova mexe na estrutura capilar, mas pode-se fazer sem restrição.
Os riscos1) O uso do formol em cosméticos é permitido apenas nas funções de conservante (no limite máximo de 0,2%) e como agente endurecedor de unhas (limite máximo de 5%). Como alisante, o formol age destruindo as moléculas que dão forma aos fios de cabelo e por isso, provoca ressecamento.

QUANTO CUSTA A BUSCA PELA BELEZA? A SUA SAÚDE OU ATÉ MESMO SUA VIDA?

5 comentários:

  1. hoje eu vou fazer a escova de chocolate estou com um pouco de medo mais um pouco também confiante!
    a minha cabelereira de confiança disse que os produtos dela é tudo legalizado pela anvisa!
    bom me de alguns concelhos vocês acham que eu devo ou não fazer tenho 12 anos e não tenho nenhuma quimica no cabelo me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer escova americana , mas quando canversei com ele , deu muita confiança.Ele disse que não usa formol,que ele usa amônia.
    Agora eu pergunto, amônia ocorre riscos a saúde?

    ResponderExcluir
  3. fiz uma idratacao a base de formol e estou com o rosto todo inchado não sei oque fazer...

    ResponderExcluir

 
Cinthya Rakeel © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects